quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Galette de morango




Após as festas de fim de ano, o Cozinha de Tissi está de volta com uma das receitas mais versáteis que existem: Galettes!
Ela é versátil pelo fato de que você pode ter sempre uma massinha de torta no congelador, rechear com qualquer fruta e salvar o dia!  É o melhor tipo de receita para ter sempre na manga, para quando você precisar de uma sobremesa de última hora. Ah e não precisa se preocupar se vazou calda, se não ficou perfeita, o charme dela está justamente nas imperfeições.
Pode ser feita como uma torta só ou 4 tortinhas pequenas.

 

Ingredientes 

2 x. (chá) de farinha de trigo
1/2 x. (chá) de manteiga gelada cortada em cubinhos
1 c. (chá) de açúcar
1/2 c (chá) de sal
4 a 6 c. (sopa) de água gelada
3 x. (chá) de morangos
5 c. (sopa) de açúcar
1 gema

Preparo

Faça uma farofa com a farinha de trigo e a manteiga, adicione o açúcar e o sal e aos poucos vá acrescentando a água. Misture tudo até a massa formar um bolinha firme, sem que fiquem caindo pedaços. Embrulhe com filme plástico e leve a geladeira para descasar por 30 min.

Para a geléia, leve ao fogo os morangos e o açúcar. Cozinhe por 15 min. e reserve.

Retire a massa da geladeira e divida em quatro pedaços iguais, coloque farinha sobre uma superfície lisa e abra a massa em círculos com ajuda de um rolo.

Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua as massas sobre o papel.

No centro de cada massa, coloque um pouco de geléia, deixando uns 3 cm de borda , Vá dobrando as bordas para dentro sem apertar muito, a idéia é que fique irregular mesmo.

Pincele a borda com a gema de ovo e salpique um pouquinho de açúcar, leve ao forno pré-aquecido à 200°C por 20 min. ou até ficar dourada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário